TÉCNICA GRAFOLÓGICA & ASSESSMENT – Para um RH mais estratégico

A Grafologia analisa as tendências, habilidades e competências. Ela também é capaz de avaliar os tipos de temperamentos, que estão intimamente ligados as profissões e vocações do avaliado.

Estudos mais recentes tornam a Grafologia capaz de acompanhar os mais diversos cenários, contribuindo ativamente para o desenvolvimento pessoal de cada indivíduo. É comprovado que empresas que permitem ao colaborador o autoconhecimento, por meio da Grafologia, ganham profissionais mais competitivos e, ao mesmo tempo, evoluem de forma rápida, quer técnica ou hierarquicamente.

Toda empresa quer reter talentos e, dessa maneira, promover e desenvolver processos que alinham a estratégia empresarial a seus colaboradores. O capital humano é que faz a diferença pois, por trás de todo produto, há pessoas envolvidas.

Ao longo do tempo, essa tão séria e respeitada técnica vem mudando e beneficiando a estratégia de RH das empresas, sejam elas de qualquer porte e segmento. As empresas pensando na saúde mental, psíquica e até mesmo física de seus colaboradores, podem usar a Grafologia como um poderoso auxílio tanto em R&S (Recrutamento & Seleção) e/ou DHO (Desenvolvimento Humano Organizacional). Com isso, as pessoas se tornam mais produtivas e focadas em resultados, uma vez que a maioria permite o feedback do perfil com o intuito de desenvolver o profissional, para que ele se torne muito mais competitivo neste cenário atual e concentrado nos valores e missão da empresa.

         Desde que a globalização e a pandemia se tornaram mais presentes na vida de qualquer profissional, os desafios são diversos e constantes. Por isso, a área de RH está se tornando estratégica, conseguindo estabelecer objetivos e metas concentrando esforços em suas ações. É vital neste momento identificar as políticas de recursos humanos que geram resultados efetivos e ágeis. Estas políticas devem ser assertivas impactando positivamente a estrutura da organização. Cada vez mais identificar e alinhar o RH com o negócio da empresa é mais uma saída para a implementação de maior qualidade. Veja abaixo, algumas expressões verificadas na escrita:

Aspectos Intelectuais: mentalidade criadora, perspicácia, métodos e processos, tipo de raciocínio (lógico, concreto, intuitivo, abstrato, teórico), imaginação, memória, atenção, curiosidade intelectual, razão, tempo de resposta ao meio, mente ativa ou passiva,  cognição, capacidade de análise e síntese etc.

Aspectos Interpessoais e Capacidade de Interação em Equipe: inteligência emocional, equilíbrio, clareza de ideias e de julgamento, introversão x extroversão, comunicação, eloquência, persuasão, discrição, energia para se impor, agressividade, comunicação não violenta, necessidade de popularidade, pensamento e sentimento em harmonia, prudência ou ousadia nos contatos, habilidades sociais etc.

Energia: atuação sob pressão, fadiga física ou mental, automotivação e determinação na busca de metas e resultados, perseverança etc.

Aspectos de Liderança: autoridade, sensatez nas decisões, assertividade, autonomia, iniciativa, proatividade, capacidade de criar um clima saudável, sinérgico e que tenha qualidade ao mesmo tempo, motivador, focado em resultados efetivos que gerem receita para a empresa, persuasão, ousadia profissional, competência para lidar com pessoas de personalidades diferentes, relação entre causa e efeito, visão de conjunto, planejamento etc.

Aspectos Intrapsíquicos: autoimagem, autoconceito, empatia, inteligência emocional, marketing pessoal, vaidade, ambição, perfeccionismo etc.

Comunicação: clareza e objetividade ao expor suas ideias, eloquência, fluência, diplomacia, agressividade, firmeza nos contatos, capacidade de se impor com moderação, flexibilidade; tolerância a pontos de vista diferentes etc.

Confiabilidade: senso de justiça, ética, transparência, lealdade etc.

 

Luísa Medeirosmedeiros.luisa@gmail.com

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