O que vêm se transformando nos Recursos Humanos nas organizações? Com a era da automatização, as novas tecnologias surgem oferecendo melhorias nos processos de trabalho, contribuindo para novas formas de atuação e tomada de decisões, fazendo com que a cultura da empresa seja modificada gradualmente.
Isso leva o Rh a contribuir com as transformações que impactam diretamente nas relações de trabalho, na forma de contratação, no desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, no conhecimento dos indicadores organizacionais e dados gerais sobre processos e pessoas.
Com o cenário tecnológico e ágil, uma das missões do Rh está na preparação em gerir as equipes de trabalho, contribuindo para a introdução de uma nova cultura voltada para o mindset (mentalidade), onde o Rh também faz parte do processo. Isso faz com que o Rh operacional perca força diante do mercado tecnológico, empresas tradicionais perdem na competitividade ao não introduzir em sua cultura os recursos ágeis. O RH estratégico tornou um diferencial para a área de gestão de pessoas, que tem como foco em conhecer o negócio da empresa para melhorar o desempenho organizacional focando nas pessoas, se orientando para projetos integrados com outras áreas.
O Rh estratégico aborda metodologias ágeis que oferecem essas informações de desempenho na qual embarca todos os subsistemas de Gestão de Pessoas, trabalhando juntamente com a liderança para avaliar a performance das equipes, permitindo que elas sejam mais colaborativas e integradas, os softwares contribuem nas informações dos dados para tomada de decisão das equipes.
As metodologias ágeis foram criadas a partir do Manifesto Ágil, na qual um grupo de pessoas se encontrou para conversarem e descontraírem, o que surgiu desse encontro foi o desenvolvimento de softwares, muito utilizados para o desempenho do ambiente organizacional. A partir daí surgiram diferentes softwares inclusive para a área de Recursos Humanos, no qual chamamos de RH ágil.
Introduzir um novo modelo de trabalho não é tão fácil assim, por isso a importância de conhecer o processo, as ferramentas e como introduzir mudanças na cultura, pois acaba sendo uma nova mentalidade para toda a organização, é claro que para tal mudança é necessário que a empresa e alta direção entendam e aderem às metodologias ágeis, assim o RH ganha força para aplicar a mudança em sua cultura se tornando mais estratégico consequentemente.
O mindset ágil contribui em muitas vantagens para o Rh como para toda a empresa. Algumas das metodologias são: Scrum, Squad, Kanban, Lean, entre outros. Cada técnica tem um diferencial para as necessidades das áreas e isso apresenta dados para que o RH estratégico tenha melhor visualização da performance das equipes e consiga também a partir das ferramentas ágeis do próprio Rh, desenvolver as outras áreas para os resultados de forma mais assertiva e colaborativa.
Artigo de: Carina Gonçalves, Analista de Recrutamento e Seleção, graduando em Psicologia, estudante de Grafologia e Analista Comportamental Profiler DISC. Linkedin linkedin.com/in/carina-gonçalves-4901999b
Referências:
Sobre Manifesto Ágil: https://agilemanifesto.org/
Sobre Rh Ágil: https://mailchi.mp/caroli.org/rhagil https://administradores.com.br/noticias/agile-no-rh-oportunidade-ou-ameacaH
Luísa Medeiros é um privilégio ter você como professora, mentora, coach e parceira. Obrigada pelas oportunidades sempre!
Eu que agradeço, querida Carina. Beijos. Luísa.