Conduta de Desadaptação Social (Narcisismo)
Transtorno de personalidade narcísica é uma condição mental. O narcisismo não é somente um egocentrismo, esse transtorno é muito mais do que isto. Até o momento não há nenhum medicamento específico ou psicoterapia que cure efetivamente pessoas com esse transtorno; ele ainda é muito complexo.
Nem toda pessoa com transtorno narcísico é igual, pois há diferentes intensidades e condutas (desde o mais leve até o intenso). Não é confirmado que os pais também sejam narcísicos.
Não se engane: embora o narcisista se ache quase um “deus” ele é bastante inseguro. Na verdade, suas atitudes de superioridade, autoadmiração e insegurança oscilam muito e isto normalmente traz a essas pessoas muitos problemas de relacionamento, inclusive profissionais. Embora possam ser carismáticos e agradáveis também podem ser antipáticos, pouco reflexivos (não pensam para falar) e soberbos!
Algumas Características do Transtorno de Personalidade Narcísica:
• Se coloca num pedestal – excesso de autoimportância e vaidade; inveja os outros, porém acha que eles o invejam. Quer ser e ter coisas grandiosas. Sente-se à vontade na posição de liderança!
• Pouquíssima empatia e elevado sentimento megalomaníaco (o mundo gira ao seu redor sendo autocentrado – tem dificuldades para reconhecer as necessidades dos outros). É desconfiado, tem forte ambição de poder. É impaciente, invasivo e agressivo.
• Autopercepção distorcida e diminuída (eles pensam, percebem e sentem de modo diferente o mundo), pois não se conformam quando alguém não os admira pelos talentos e habilidades que acha que tem.
• Sabe esconder seus sentimentos, seu lado mais tóxico e os defeitos com um alto nível de carisma. Grandiosidade, atitudes ardilosas.
• O poder de reflexão (carece de um autocontrole funcional) é pequeno, então, recebeu ou escutou algo que não gostou parte para a agressão verbal ou até mesmo física dependendo da situação. Desvaloriza as pessoas podendo causar alguns ressentimentos, pois necessita sentir-se o “máximo” o tempo todo, entretanto, sua autoconfiança não é verdadeira.
• É comum ter comorbidades (outras doenças que acompanham esse transtorno – coexistência de doenças) como, por exemplo, outros transtornos ao mesmo tempo: paranoico, histriônico (há um link para este assunto), depressivo, anorexia, abuso de drogas etc.
Lembre-se: Na pesquisa grafológica nada é avaliado de forma isolada: veja abaixo agora apenas Alguns Signos Gráficos:
• Letra grande. As maiúsculas tendem a ser três vezes maior que a zona média ou até mais. Assinatura bem maior que o texto.
• Margens recheadas de texto – a pessoa tem necessidade de ocupar todos os lugares que se insere, todo o espaço da folha.
• Distribuição e Ordem: confusas – as linhas ou letras podem até se chocar.
• Há floreios, arabescos (é como se a pessoa quisesse decorar a própria letra), buclês, laços, nós, regressiva em alguns momentos etc.