SENSO DE ENGAJAMENTO NOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS E EQUIPES!

Com o advento da pandemia, o que conta, hoje, no mundo do trabalho, não são apenas os seus conhecimentos técnicos, talento laboral e criatividade.
É importante, desenvolver sua capacidade de interagir construtivamente com pessoas e, principalmente, ser flexível para vencer os desafios atuais.
Sabemos que o relacionamento é um desafio constante, mas podemos nos ajudar e ajudar o próximo. Melhorar o julgamento sobre si mesmo e sobre outras pessoas auxilia na compreensão do relacionamento humano, pois promove a autoanálise. Por exemplo, aceitar feedback de forma positiva é importante para que você possa refletir sobre como melhorar o seu desempenho e comportar-se de maneira adequada em seu local de trabalho. A compreensão sobre como entender a forma de pensar do outro nos ajuda a evitar atritos e solucionar problemas, promovendo, assim, relações saudáveis, onde a sinergia, o respeito e a empatia estarão presentes. Não posso asfixiar ou invadir a sua individualidade, porém, posso ajudá-lo a descobrir o que é melhor para si mesmo.
Um ponto salutar, em qualquer relacionamento, é o profissional aprender a ser assertivo em suas atitudes, pois, assim, terá aptidão para abordar situações-problema com foco nos fatos e não nas pessoas. O assertivo não leva os problemas para o lado pessoal, ele argumenta fatos e ideias. Quando um conflito interpessoal gera obstáculos ou dificuldades o profissional assertivo procura levar os responsáveis a buscar soluções e/ou recursos e não identificar culpados; ele sabe que o ser humano erra e que, embora toda pessoa misture capacidades, talentos, habilidades, também possui limitações em suas ações. Ao mesmo tempo em que orienta os envolvidos, ele deixa claro, a responsabilidade da atitude de cada pessoa. Por isso, o lema é: seja independente em suas ações e relacionamentos, mas se responsabilize por todas elas!
Observe, abaixo, algumas posturas importantes às quais o mercado atual
atribui valor.
• Não contamine o ambiente profissional com os seus problemas. Os problemas, normalmente, afetam a nossa produtividade, nível de concentração, relações em equipe e entusiasmo.
• Aumente a sua destreza na negociação. Cuidado com piadas e brincadeiras fora de hora. Se você deseja respeito no seu relacionamento, saiba respeitar as pessoas em todos os níveis.
• É imprescindível aumentar o seu nível de tolerância ao lidar com diversos tipos de pessoas, independente da hierarquia.
• Argumente suas ideias com firmeza e entusiasmo. O segredo é: conquiste o seu interlocutor em vez de impor a sua vontade. A pessoa assertiva valoriza e escolhe por si. Expressa-se com clareza e marca limites em suas conversas.
• Sua carreira pertence somente a você, por isso é importante desenvolver o seu autoconhecimento para formular uma imagem realista de si mesmo.
• Senso de engajamento: em suas comunicações, gere credibilidade em seu interlocutor sendo firme; porém, atitudes prepotentes, petulantes e arrogantes não são bem-vindas em qualquer ambiente.
• Cative as pessoas ao se comunicar, mas lembre-se: é utopia acreditar que consigamos agradar a todas as pessoas.
• Respeite as diferenças. Concentre-se nos assuntos abordados numa conversa – fale menos e ouça mais.

É importante ter ficado claro que atitudes positivas no ambiente profissional refletem e têm impacto direto em sua carreira. Atualmente, não basta apenas expandir conhecimentos técnicos e habilidades em processos. É vital saber proteger, com educação, seus interesses em seus relacionamentos, fazer seu marketing pessoal, mas também agir com ética, sinergia em equipe e respeito a qualquer pessoa que esteja engajada em sua vida profissional.
E o imprescindível: você não é o centro de tudo! Esteja disponível aos contatos sociais e coopere para buscar satisfação nos interesses comuns.

Luísa Medeiros – medeiros.luisa@gmail.com
www.luisamedeiros.com.br
Instagram: @grafologia.luisa.medeiros

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