Seleção de Pessoal Alinhada ao Perfil Grafológico – empoderando o conhecimento pessoal!

 

Quando uma empresa cuida de sua imagem e quer reter talentos o seu setor de Seleção de Pessoal procura ser o mais estratégico possível ampliando os seus próprios limites e aplicando os recursos necessários; são ágeis na contratação e habilidosos nas entrevistas pessoais.


Com a globalização, instabilidade econômica, pandemia, incertezas e velocidade das mudanças, é imprescindível contratar pessoas competentes e diferenciadas do mercado de trabalho; que empresa não deseja um profissional de qualidade? E que profissional não deseja se desenvolver em uma empresa que cuida da própria imagem?
Apesar disso, será que você sabe hoje o quanto você é empregável? Será que você tem mesmo as características laborais que acha que tem? Não basta só ter cursos acadêmicos, técnicos, experiências específicas, ter morado em outro país ou ser fluente em um outro idioma, pois a Seleção de Pessoal também fornece atenção em seu comportamento dentro da empresa: suas atitudes, habilidades, forma de comunicação, fidelidade, foco, inteligência emocional, resultados, desenvolturas, destrezas, capacidades etc.
Toda empresa quer cultivar o comprometimento e engajamento do colaborador – employer branding – empresas mais inovadoras e de sucesso executam um conjunto de ações para conhecer cada vez mais o potencial de seu capital humano.
Se o profissional deseja continuar no mercado de trabalho deve buscar o autoconhecimento e a transformação e “ela” sempre está no agora; se você vê o feedback ou avaliação de desempenho como crítica, está na hora de mudar de opinião e enxergá-la como oportunidade de crescimento. Nós mesmos criamos o nosso futuro, ou seja, nós mesmos o preparamos e, para isso, muitos profissionais utilizam o benefício de uma técnica chamada Grafologia, que é capaz de identificar inúmeras características de comportamento e lhe dar um “retrato” de suas boas capacidades e falhas. Você sabe onde está errando? Buscar dentro de si mesmo as possíveis falhas de comportamento e ser capaz de controlar o seu próprio caminho é inevitável, pois é imprescindível ajustar-se às mudanças atuais.
Tanto a empresa quanto o colaborador podem reexaminar o seu caminho com a técnica grafológica a partir da devolutiva de seu perfil.
Saiba, agora, algumas das muitas características que podem ser analisadas por meio da Pesquisa Grafológica (sua escrita): tipo de raciocínio, potencial de liderança, assertividade, energia, proatividade, grau de empreendedorismo, autoimagem, comunicação, desembaraço, equilíbrio e resiliência perante os desafios. Organização, visão de conjunto, estratégica e planejamento. Espírito de equipe, atitude sob pressão, automotivação, disciplina, firmeza, capacidade de decisão, dinamismo, egocentrismo, espontaneidade, resposta rápida às necessidades do ambiente. Como lida com normas, regras, metas e objetivos da empresa? Empatia, diplomacia para negociações, autonomia, independência e iniciativa. Responsabilidade sobre seus atos, discrição profissional, relacionamento com pares profissionais, liderados e gestores, autodeterminação etc.
A Grafologia sempre verifica se o avaliado está dentro do perfil de sua função e qual o grau de aderência para agregar valor a ambos os lados.
O objetivo de todo perfil grafológico não é aprovar/reprovar alguém, mas elaborar o perfil laboral e, a partir do autoconhecimento, elevar a produtividade e competências desse avaliado. A Grafologia penetra na originalidade de cada um, porém, cabe ao leitor, a decisão de cooperar consigo mesmo e persistir em sua mudança.
Reflita: Potencialize suas capacidades e imprima a sua marca pessoal. Não seja, simplesmente, mais um colaborador; faça a diferença e empodere-se!

Luísa Medeiros – medeiros.luisa@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *